Como ajudar a criança a vencer o medo do dentista?

Achei a ideia dessa obra fabulosa, várias crianças criam mitos em torno da imagem do dentista e esse livro ajuda de uma forma muito bem articulada a lidar com o medo do Dentista.
Para quem é mãe como eu, certeza que em algum momento vai ter que desmitificar uma fantasia dessa da cabecinha do filho ou filha.
hugo_capa-1
Livro da Editora Mundo Mirim conta a engraçada história de um menino que temia o tratamento dentário
E se o doutor, na verdade, for um monstro? E se ele arrancar o seu cérebro ao invés de um dente? O menino Vítor Hugo teve esse e outros pensamentos apavorantes na sala de espera do consultório do doutor Pereira. Em Calma, Vítor Hugo! publicação da Editora Mundo Mirim, o público vai se deparar com uma história divertida e que pode ajudar as crianças que têm medo de dentista.
Neste conto infanto juvenil, o garoto Vítor Hugo espera ser atendido pelo doutor Pereira. Durante aqueles momentos eternos ao aguardar a vez de ser chamado, o jovenzinho revela pensamentos e reflexões por uma série de elementos que vão surgindo à sua frente. Objetos, pessoas e sombras se tornam personagens sinistros na cabeça de Vítor.
A autora da obra, Flávia Savary, que já teve livros selecionados pelo Programa Nacional de Livro Didático, o Programa Nacional Biblioteca da Escola, além de ter recebido o selo “Altamente Recomendável para a Criança” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, apresenta uma linguagem infantil e descolada, numa narrativa em primeira pessoa.
Ao longo da obra, que é indicada para leitores em processo (9 a 10 anos), o personagem principal alterna fatos do presente e do passado ao misturar o medo real com lembranças dos seus antigos temores. Com imagens que remetem à gravura, especialidade do ilustrador da obra Rubem Filho, o livro vai chamar a atenção dos pequenos leitores com a forte imaginação do menino Vítor Hugo:
 “Ih, rapaz, o cara lá no consultório parece que desmaiou, nem se mexe mais: sou muito novo pra ver cenas chocantes! Vai ver o doutor Pereira tá tirando todos os dentes da pobre criatura. Ai, meu Deus, será que em vez dos dentes ele tirou o cérebro do cara? Será que Pereira é o codinome de um doutor sinistro, tipo doutor Frankenstein?” Pág. 13
Calma, Vítor Hugo! provoca a discussão sobre o medo, um sentimento bastante comum no ser humano e, principalmente, nas crianças. O livro também alerta sobre como alguns desenhos e, principalmente, filmes de terror e ação podem influenciar os pequenos a temerem coisas comuns do cotidiano. A obra é indicada tanto para os pais lerem com os filhos, quanto para os professores utilizarem em sala de aula.

Um comentário em “Como ajudar a criança a vencer o medo do dentista?

Deixe um comentário